OS TRES LEÕEZINHOS
Era uma vez, numa determinada floresta, uma leoa-mãe havia dado à luz 3 leõezinhos bem bonitinhos: O Rax, o Rix e o Rex. Um dia o macaco, representante eleito dos animais súditos, malandro e puxa-saco, fez uma reunião com toda a bicharada da floresta e...
 
Você é nosso visitante número:
Visitantes online
O melhor, mais ilustrado e completo site de fábulas e contos do mundo é brasileiro.
 

Seu Lunga            

Seu Lunga é um personagem tão folclórico no nordeste do Brasil que ninguém acredita na sua existência real. Mas, ele existe. Trata-se do velho, porém, cheio de energia, mais conhecido da cidade de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará (terra também do famoso Padre Cícero). Mas, se o homem existe por um lado, o mito em torno dele existe por outro e por todo o Nordeste surgem as mais originais e engraçadas estórias atribuídas a ele. Tudo por conta da sua personalidade de velho carrancudo, malcriado e estupidamente irônico. Esta página é uma homenagem especial da Ceará-moleque a essa ilustre personalidade do folclore vivo do Ceará. Seu Lunga reside até hoje e é dono de uma loja de peças sucateadas, sendo muito conhecido pela sua "delicadeza". Dizem que ele é um sério candidato a Homem Mais Rude do Mundo pelo Guiness Book, mais grosso que papelão de enrolar prego. Na realidade, deve ser um personagem fictício, talvez até soma de alguns verdadeiros, como o paraibano Seu Mandurim. Seu Lunga - pense num "cabra brutu".  Algumas histórias são verídicas, e outras são apenas piadas que fazem alusão à sua grossura, mas independente de serem verídicas ou não aí vão:

1- Ferro de Passar Roupa:   A esposa do Lunga lhe informa que o ferro de passar está quebrado. Lunga ordena que ela vá pedir o do vizinho emprestado. Ela se recusa afirmando ser o vizinho mais grosso que o marido. Lunga resolve ir pessoalmente e, ao bater (fortemente) na porta do vizinho, escuta uma voz ríspida de dentro da casa dizer: -"O que é?" E seu Lunga aos berros: - Enfia esse ferro no ... !

2- A do Limão:   Seu Lunga estava cortando um limão quando de repente (slapt!)... uma gota de limão cai direto no seu olho. Com toda a delicadeza que lhe é peculiar, Seu Lunga argumenta: - Tá pensando que tá ardendo, é.. ? (e esfrega todo o limão dentro de seu próprio olho). Ó aqui ó!!!!

3- A dos ovos:   Seu Lunga estava no mercado com uma caixa de ovos. Daí perguntaram a ele: - Comprando ovos, Seu Lunga? Daí Seu Lunga responde: - Não , seu fi  duma égua... (e jogando um por um no chão). É traque de massa!

4- A do cachorrinho:   Seu Lunga estava passeando na calçada com o cachorrinho, quando alguém o cumprimenta: - Passeando com o cachorrinho, Seu Lunga??? E Seu Lunga respondeu: - Não, soltando pipa (pegando o pobre poodle pela coleira e rodando, fazendo ele voar).

5- A da sopa:   Seu Lunga estava num restaurante tomando sopa quando perguntam pra ele: - Tomando sopa Seu Lunga? E seu Lunga responde: (levantando o prato de sopa e entornando-o em cima de si mesmo) - Não, tava tomando banho!!!!!!

6- A da Promissória:    O funcionário do banco veio avisar: - Seu Lunga, a promissória venceu. - Meu filho, pra mim podia ter perdido ou empatado. Não estou torcendo por promissória.

7- A do Balde de Leite:   Seu Lunga estava na rua carregando um balde de leite quando na porta de sua casa a sua mulher pergunta: - Home! Pra que tanto leite!!! - É pra lavar a calçada - responde derramando todo o leite na calçada.

8- A da Porca:    Um sujeito foi até a loja do Seu Lunga e pediu uma porca sextavada de determinado tamanho e rosca, seu Lunga respondeu: - Procure naquela caixa. E o sujeito começou a procurar e no meio de tantas peças nada de ele conseguir achar a porca que ele queria; então exausto falou para Seu Lunga: - Seu Lunga, não consegui achar a porca... Indignado, Seu Lunga foi até a caixa, procurou a tal porca e a achou, então virou-se para o rapaz e respondeu: - Eu não te disse que a porca tava aqui, fi duma égua!!! E jogando a porca novamente na caixa e misturando com as outras peças diz: - Agora procura de novo direito que você acha!!!

9- A do filho:   O filho do Seu Lunga jogava futebol em um clube local, e um dia Seu Lunga foi assistir a um jogo de seu filho no estádio, e o sujeito sentado ao lado pergunta: - Seu Lunga, qual dos jogadores ali é o seu filho. Seu Lunga aponta e diz: - é aquele ali... - Aquele qual? - Aquele ali!!!! - Não tô vendo... Então Seu Lunga "Puto da vida" pega uma pedra, joga em cima de seu filho e diz: - Pronto. É aquele ali que levou uma pedrada na cabeça!!!

10- A da dor:   Seu Lunga esta preparado para dormir quando sua esposa, passando mal, reclamou: - Ô Lunga, meu véi, tá me dando uma coisa aqui...! - Então receba!!! - Mas... É uma coisa ruim!!! - Então devolva!!!

11- A da queda:   Seu Lunga tava lendo o jornal na sala quando sua esposa, que estava lavando área de serviço, escorregou no chão molhado e caiu levando uma grande queda e começou a chorar de dor. O filho de Lunga viu e gritou pro pai: - Pai, a mãe caiu na área! E Lunga, com toda delicadeza que a natureza lhe deu, disse: - Caiu na área é pênalti!!!

12- A Pescaria:    Seu Lunga sai de casa com a vara de pescar e um cestinho em direção à lagoa quando seu vizinho passa e fala: - Indo pescar, Seu Lunga? E seu Lunga responde: - Não, to indo jogar palitinhos (quebrando em palitinhos a vara de pescar).

13- A do Leite:   Seu Lunga estava na sua casa e manda sua empregada lhe trazer um pouco de leite. Daí a pobre da empregada pergunta: - No copo, Seu Lunga? E seu Lunga responde: - Não. Bota no chão e traz no rodo!!!

14- Supermercado:    Seu Lunga estava prestes a sair de casa com o filho para ir a pé de sua casa até um mercadinho que ficava a 2 Km dali... Seu Lunga então chama o seu querido Lunguinha: - Ô Junior! Bora comigo pro supermercado! -Vamos pai! Levo o carrim de compra? -Não...Leve o seu boné mermo!

15 - A virada do caminhão:    Seu Lunga havia comprado um caminhão novinho, zero, como se diz. Vinha ele todo feliz praguejando contra os bois, no meio da estrada, quando de repente uma curva se mete na frente do veículo. Seu Lunga tenta seguir a curva, gira a direção rapidamente, mas não tem jeito, o caminhão vira espetacularmente. Tempos depois, Seu Lunga, que havia escapado da virada (claro, senão não estaríamos contando o resto da estória), compra outro caminhão novinho-novinho. Na estrada de novo, praguejando, ainda mais, contra os bois, encontra um conhecido e apesar de não ser muito do seu feitio, resolve dar carona ao infeliz que vinha no sol quente. O homem entrou e foi logo perguntando: - Seu Lunga, como foi a virada do outro caminhão? Seu Lunga respondeu prontamente: - Foi assim!... E sem mais demora, virou o volante tão rapidamente quanto da outra vez e o novo caminhão virou também.

 
Versão para Impressão     
   
Nome:   KAUHAN
Comentário:  SEU LUNGA ESTAVA DEITADO NA VARANDA QUANDO PASSA UM HOMEM E PERGUNTA SEU LUNGA TA DESCASANDO E ELE RESPONDE NÂO TO TREINANDO PARA MORRE
   
Nome:   lucas
Comentário:  seu lunga estava indo pro sitio de carro quando chega na porteira do sitio percebeu q tinha esquecido a chave entam ele vouta a pé um curioso pergunta seu lunga vai pra onde ,seu lunga respode vo em casa pega a chave do sitio q eu esqueci ,e porque nao vouta de carro seu lunga respode porque qum esqueceu a achave foi eunao foi o carro
   
Nome:   Bruno Febronio
Comentário:  Seu Lunga tava saindo da farmácia quando lhe perguntarão : Tá doente Seu Lunga ? ele responde, quer dizer que se eu tivesse saindo do cemitério eu tava Morto !!!
   
Nome:   Luiz Neto
Comentário:  Seu Lunga espalhou anúncios de venda de uma casa. Na primeira ligação que recebe, o interessado pergunta: Seu Lunga, essa sua casa passa ônibus na porta?
Indignado com a pergunta, ele responde: Passa sofá, cama, fogão, geladeira,...
Tô vendendo uma casa, e não garagem de ônibus!
   
Nome:   Roberto
Comentário:  O cara chegou pro seu Lunga e perguntou: "Seu Lunga seu carro ronca muito? " Ele respondeu: " Sei não,num durmo na garagem"
   
Nome:   Neto, Léo e Sueldo
Comentário:  Seu lunga vinha na estrada , passou um cara por ele e perguntou :
- Seu Lunga essa estrada vai pra Fortaleza . daí ele respondeu:
- Sei não rapaz ,mas se for vai fazer falta!
   
Nome:   kleber Rodrigo Ferreira Da Costa
Comentário:  Seu lunga é igual a minha tia vanuza!
Todo extresado!
Certo dia Seu lunga saiu de casafeliz da vida por q tinha
ganhado na mega sena!
quando chega na casa loterica gritando dizendo que tá
milionário e que quer receber seu premio!
Um amigo dele diz: E ai lunga vai fazer o q com esse dinheiro todo?
Rapidamente seu lunga pega um isqueiro que esta no seu bolso e ateando fogo no dinheiro diz: vou queima-lo!
   
Nome:   Nestor Lessa
Comentário:  Seu Lunga foi ao restaurante com a família inteira né. Aí já viu... Aquela filharada toda (maioria mulher)! Daí vem o garçom chega a mesa, vê aquele povo todo e seu Lunga prontamente pede lhe uma Coca-Cola. O garçom pergunta: "Família (referindo-se ao tamanho da garrafa de Coca-Cola)? E seu Lunga responde: "Não! É tudo quenga!!!"
   
Nome:   Nestor Lessa
Comentário:  Certa vez seu Lunga chega em casa com uma galinha e dá pra sua esposa que prontamente pergunta: "É pra matar, Lunga?" E com todo jeito Lunga de ser, seu Lunga diz; "Não! Dê uma surra e depois solte!"
   
Nome:   alessandro roc
Comentário:  Às 18 hs Seu Lunga estava fechando a sua loja, quando passa um rapaz e pergunta: "ja esta fechando Seu Lunga"? ele entao responde: (todo delicado) " nao estou é abrindo", e passa a noite com a loja aberta.



 Envie seu comentário abaixo
Nome: 
E-mail: 
Comentário: 
 Código de validação: 
43603
 
  FÁBULAS
CONTOS
CONTOS de FADAS
ARTIGOS
CRÔNICAS
  LENDAS
FOLCLORE
PARLENDA
TRAVA-LÍNGUAS
1001 PERGUNTAS
DiTADOS POPULARES
CHARADAS
PIADAS
MITOLOGIA GRECO-ROMANA
POESIAS
RELIGIÃO
BIOGRAFIAS
PARTITURAS
CANTINHO DO ALUNO
LOGIN / LOGOUT