OS TRES LEÕEZINHOS
Era uma vez, numa determinada floresta, uma leoa-mãe havia dado à luz 3 leõezinhos bem bonitinhos: O Rax, o Rix e o Rex. Um dia o macaco, representante eleito dos animais súditos, malandro e puxa-saco, fez uma reunião com toda a bicharada da floresta e...
 
Você é nosso visitante número:
Visitantes online
O melhor, mais ilustrado e completo site de fábulas e contos do mundo é brasileiro.
 
A MULA SEM CABEÇA
Nos pequenos povoados ou cidades, onde existam casas rodeando uma igreja, em noites escuras, pode haver aparições da Mula-Sem-Cabeça. Também se alguém passar correndo diante de uma cruz à meia-noite, ela aparece. Dizem que é uma mulher que namorou um padre e foi amaldiçoada. Toda passagem de quinta para sexta feira ela vai numa encruzilhada e ali se transforma na besta.
Então, ela vai percorrer sete povoados, ao longo daquela noite, e se encontrar alguém chupa seus olhos, unhas e dedos. Apesar do nome, Mula-Sem-Cabeça, na verdade, de acordo com quem já a viu, ela aparece como um animal inteiro, forte, lançando fogo pelas narinas e boca, onde tem freios de ferro.
Nas noites que ela sai, ouve-se seu galope, acompanhado de longos relinchos. Às vezes, parece chorar como se fosse uma pessoa. Ao ver a Mula, deve-se deitar de bruços no chão e esconder unhas e dentes para não ser atacado.
Se alguém, com muita coragem, tirar os freios de sua boca, o encanto será desfeito e a Mula-Sem-Cabeça, voltará a ser gente, ficando livre da maldição que a castiga, para sempre.
Nomes comuns: Burrinha do Padre, Burrinha, Mula Preta, Cavalo-sem-cabeça, Padre-sem-cabeça, Malora (México),

Origem Provável: É um mito que já existia no Brasil colônia. Apesar de ser comum em todo Brasil, variando um pouco entre as regiões, é um mito muito forte entre Goiás e Mato Grosso. Mesmo assim não é exclusivo do Brasil, existindo versões muito semelhantes em alguns países Hispânicos.

Conforme a região, a forma de quebrar o encanto da Mula, pode variar. Há casos onde para evitar que sua amante pegue a maldição, o padre deve excomungá-la antes de celebrar a missa. Também, basta um leve ferimento feito com alfinete ou outro objeto, o importante é que saia sangue, para que o encanto se quebre. Assim, a Mula se transforma outra vez em mulher e aparece completamente nua. Em Santa Catarina, para saber se uma mulher é amante do padre, lança-se ao fogo um ovo enrolado em fita com o nome dela, e se o ovo cozer e a fita não queimar, ela é.

É importante notar que também, algumas vezes, o próprio padre é que é amaldiçoado. Nesse caso ele vira um Padre-sem-Cabeça, e sai assustando as pessoas, ora a pé, ora montado em um cavalo do outro mundo. Há uma lenda Norte americana, O Cavaleiro sem Cabeça, que lembra muito esta variação.

Algumas vezes a Mula, pode ser um animal negro com a marca de uma cruz branca gravada no pelo. Pode ou não ter cabeça, mas o que se sabe de concreto é que a Mula, é mesmo uma amante de padre.
É o que diz a lenda....
  
 
Versão para Impressão     
   
Nome:   Muito legal ah lenda pois se um jovem de 14 muito so quere se patrao eu seio ki isso nao leva em nada pois eu nao se muito fa de le mas achei muito interresade pois fala de sofrimeto de corage mas so uma cooisa qui mi deixa corioso sera qui foi real na
Comentário: 
   
Nome:   hayssa
Comentário:  fizuma pesquisa sbre a mula sem cabeça e ganhei um nota boa
   
Nome:   mayara
Comentário:  que medo ja vi uma di noite e ouvi as galopadas
   
Nome:   valdecir
Comentário:  sou do interior de SC na cidade de Papanduva,qdo pequeno ouvia mtas historias mula sem cabeça;minha mãe contava que na quaresma por volta da 03:00 da madugada saia de um potreiro e passava em frente da nossa casa,dava pra ouvir o barulho dos cascos,
   
Nome:   Inez Nerez
Comentário:  Um dos elementos mais interessantes do mito é o fato de que as versões dão conta de que a mula, apesar de não ter cabeça, solta fogo pelas "ventas", isto é, pelas narinas. Trata-se de um paradoxo, de um absurdo, pois quem não tem cabeça não tem narinas. Naturalmente, isso reforça o caráter extraordinário ou sobrenatural da personagem.
   
Nome:   Ruan e Bruno
Comentário:  e legal pois e uma mula que e infeitiçada por uma bruxa que queria uma cabeça para fazer um "feitiço" e pegou a da mula,e assim a mula foi a que sofreu mais.Pois assim o sangue e trocado por fogo para a mula espantar muitas pessoas e para se alimentar diminui o fogo para dar um bote e engana-las
   
Nome:   milene
Comentário:  adorei a lenda da a mula-sem-cabeça é feio muuuitooo muuuuiiiitooo feeiiiooosooo
   
Nome:   thiago
Comentário:  eu adorei a lenda e minha mae tia ja viram a mula sem cabeça ... um dia meu irmão e a minha prima estavam na casa da minha tia e meu irmão estava com fome e minha tia foi la na casa do meu vô para pegar uns biscoitos e minha tia entrou mas minha mae ficou olhando a floresta quando minha mae vil uma sombra e ouvil uns galopes quando ela foi ve nao tinha ninguen mas continuava e minha tia saiu e tambem viu asombra e ouvil os galopes ela foi ve tmbem mas nao tinha ninguem dai as duas voutaram correndo para casa da tia.
   
Nome:   alec
Comentário:  eu gostei da leda da mula sem cabesa
   
Nome:   joyce
Comentário:  eu adore a lenda



 Envie seu comentário abaixo
Nome: 
E-mail: 
Comentário: 
 Código de validação: 
58606
 
  FÁBULAS
CONTOS
CONTOS de FADAS
ARTIGOS
CRÔNICAS
  LENDAS
FOLCLORE
PARLENDA
TRAVA-LÍNGUAS
1001 PERGUNTAS
DiTADOS POPULARES
CHARADAS
PIADAS
MITOLOGIA GRECO-ROMANA
POESIAS
RELIGIÃO
BIOGRAFIAS
PARTITURAS
CANTINHO DO ALUNO
LOGIN / LOGOUT